terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"A Casa dos Sete Pecados" (Mari Pau Domínguez): OPINIÃO!

Depois de ter lido "Uma Deusa para o Rei" da autora Mari Pau Domínguez fiquei com imensa vontade de ler este "A Casa dos Sete Pecados" que volta a ter a sua acção centrada em Filipe II de Espanha.

Neste livro a autora dá-nos a conhecer este soberano espanhol sob um outro ângulo. Enquanto que em "Uma Deusa para o Rei" ficamos a conhecer um Filipe II amoroso e profundamente apaixonado, aqui em "A Casa dos Sete Pecados" vemos um rei perdido e atormentado pelos seus pecados resultantes, mais uma vez, de um amor proibido.

Tendo perdido a sua terceira esposa - Isabel de Valois - e ainda não tendo um herdeiro varão para lhe suceder no futuro, Filipe II de Espanha casa com a sua sobrinha - Ana de Áustria.

Com a leitura de ambos os livros da autora Mari Pau Domínguez percebemos que Filipe II de Espanha foi um homem de paixões que nunca esqueceu o seu papel de soberano e a importância vital de assegurar sucessão.

Contudo, perdido de amores pela aia das suas filhas - Elena Méndez - este soberano vai tomar atitudes severas que terão as suas consequências e que acabarão por encher Filipe II de Espanha de medos e sentimentos de culpa.

Elena vai viver para a Casa das Sete Chaminés que começará a ser apelidada de "A Casa dos Sete Pecados" por ser o local onde Filipe II de Espanha se irá perder no pecado da luxúria.

Simultaneamente, os rumores deste amor proibido começam a circular não só pelas ruas e pelas bocas do povo, mas também pela corte espanhola e Mari Pau Domínguez dá-nos a conhecer uma Ana de Áustria que luta para conquistar o amor do seu esposo.

"A Casa dos Sete Pecados" é uma obra intensa que nos faz viajar pela corte espanhola de finais do século XVI. Este livro é especialmente rico por nos dar a conhecer, não só um homem destinado a cumprir as suas responsabilidades enquanto soberano, mas também um homem que por causa de um amor proibido, joga com a vida de várias pessoas como se estas fossem meros peões nas suas mãos, o que em última instância, transformará Filipe II de Espanha num homem receoso, atormentado e assombrado pela culpa dos seus actos.

A riqueza desta obra aumenta graças à visão que a autora Mari Pau Domínguez nos dá de uma rainha jovem que luta por um amor que nunca chega nem é correspondido, ao mesmo tempo que tem de se abstrair da infidelidade do seu esposo.

"A Casa dos Sete Pecados" é um livro maravilhoso onde a narrativa alia factos verídicos à ficção e faz o leitor embrenhar-se numa leitura que o leva até uma época distante.

A escrita, mais uma vez, agarra o leitor e a profundidade das personagens confere uma aura muito própria ao livro.

A acção do livro é cativante e a autora Mari Pau Domínguez brinda-nos novamente com um livro repleto de riqueza histórica que irá certamente agradar os leitores que apreciam este género literário.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!


2 comentários:

Unknown disse...

Por favor, poderia me informar onde consigo este livro?

Muito Obrigado!

Diana Barbosa disse...

Olá bom dia,

Pode encontrar o livro no site da Editorial Presença:

http://www.presenca.pt/livro/ficcao-e-literatura/romance-historico/a-casa-dos-sete-pecados/

Ou então no site da Wook, Fnac ou Bertrand ou em qualquer dessas lojas físicas.

É um livro que vale a pena ler :)

Fica uma sugestão: leia "Uma Deusa para o Rei" e depois "A Casa dos Sete Pecados" porque têm sequência histórica e torna-se mais interessante :)

Boas leituras