segunda-feira, 15 de março de 2010

"O despertar do adormecido" (Alistair Morgan): OPINIÃO

"O despertar do adormecido" da Editorial Bizâncio é um livro sobre perda e obsessão. Este livro que tive oportunidade de ler conta a história de John que num acidente de carro perde a sua mulher e filha. Quando John recupera a consciência tem conhecimento, só nessa altura, que a sua mulher e a sua mulher de 5 anos morreram num acidente de carro que ele conduzia.

Entretanto, John decide ir para a casa de férias da irmã, por sugestão da mesma, para Nature's Valley. Nature's Valley é um local remoto na costa sul-africana e é aí que vai conhecer uma jovem perturbada de 17 anos e a sua família disfuncional. John vai travar conhecimento com esta família que também ela passou por uma perda complicada decorrente de um assalto.

Ao longo do livro fui conhecendo as várias personagens e entrando nas suas vidas e problemas. Na minha opinião é um livro complexo, já que aborda a temática da perda.

Gostei de ler este livro e envolver-me na vida das suas personagens, tentando muitas vezes compreender como um acontecimento tão dramático e traumático pode alterar, não só a vida de alguém como o seu comportamento. É através da perspectiva de John que acompanhamos este tema e o seu desenrolar.

CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom

Sinopse:

"John Wraith, de 46 anos, recupera a consciência depois de um grave acidente; só então toma conhecimento de que a sua mulher e a sua filha de 5 anos morreram tragicamente no carro que ele mesmo conduzia. Por sugestão da irmã irá recuperar na casa de férias, em Nature’s Valley, um local remoto da costa sul-africana. É Inverno e a terra está quase deserta. Porém, conhece aí uma perturbada jovem de 17 anos, o seu pai e o seu irmão, e deixa-se atrair irremediavelmente por esta família disfuncional. Uma análise intensa sobre a perda e a obsessão que fazem de O Despertar do Adormecido um notável thriller psicológico."

Sem comentários: