sexta-feira, 12 de março de 2010

"Se eu ficar" (Gayle Forman): OPINIÃO

O livro "Se eu ficar" tem como personagem principal Mia. Mia é uma adolescente feliz, que tem uma família que a apoia e compreende. Além disso, Mia é apaixonada pela música e toca violoncelo, ao mesmo tempo que tem um namorado que a ama e um grupo de amigos. Por outras palavras, Mia tem tudo para ser feliz até que numa manhã de Fevereiro, num passeio de carro com os pais e o seu irmão mais novo, têm um acidente e só ela sobrevive.

Mia, após o acidente, entra em coma e vai para o hospital. E quando o seu "espírito" sai do seu corpo vamos acompanhar as 24 horas de Mia depois do acidente onde ela vai reflectir sobre o que é realmente importante. É neste período de 24 horas que o livro decorre e onde ficamos a conhecer Mia e todas as pessoas que fazem parte da sua vida. Durante 24 horas, Mia vai recordar vários episódios da sua vida e assim vamos ficando a saber mais sobre si: a sua relação com os pais e irmão e restante família, a relação com os amigos e namorado e a música.

Assim, Mia, uma adolescente de 17 anos, devido a um inesperado acidente de automóvel vê-se confrontada com uma decisão difícil: decidir se vale a pena continuar a viver depois de tudo que aconteceu e das pessoas que perdeu ou desistir de lutar.

Este livro fez-me reflectir sobre determinados aspectos e pessoas que tomamos como garantidas e o que faria se de um segundo para o outro tudo mudasse. Para mim é um livro com uma história tocante, com uma escrita fluída, dividida em períodos de tempos dentro das 24 horas, o que nos faz voltar página atrás de página, na ânsia de descobrir qual será a decisão final de Mia.

Considero que é um livro que vale muito a pena ler, sem qualquer dúvida!

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente

P.S. - Em breve colocarei aqui a minha opinião sobre o livro "O despertar do adormecido", assim como os selinhos que me têm oferecido (obrigado!) não estão esquecidos :D.

8 comentários:

Susaninha disse...

ENGRAÇADO , JA TIVE COM ESTE LIVRO NA MÃO PARA LER...
Mas depois comprei outro...
VOU LER ESTE:)
SUUUUUURRIISNHOS:)

Diana Barbosa disse...

Aconselho-te Susaninha. É um bom livro :)

Celsina disse...

Hum... Gostei da capa!
=)

Bjo!
Cel,
www.umajanelasecreta.blogspot.com

Diana Barbosa disse...

A capa é mto bonita e o livro é mto bom Celsina :D

Já vou espreitar o teu blogue :)

Laelany disse...

Eu quero muito ler este livro. E agora depois da tua opinião...tenho vontade de ir a correr comprar!:D

Diana Barbosa disse...

Laelany eu gostei muito do livro :D. Se te deu vontade de ir a correr comprar vai lol. É uma boa leitura na minha opinião :).

Patrícia disse...

Precisamente neste momento, fechei o livro e terminei a sua leitura. Estas últimas horas foram um turbilhão de emoções ... Nem tenho palavras ainda para descrever a estrondosa história e principalmente mensagem que este livro traz consigo. Cheguei a um ponto em que simplesmente não consegui colocar o livro de lado até saber qual a decisão de Mia e até chegar às duas últimas páginas pensei mesmo que a decisão fosse oposta à que acabou por ser escrita. Meu Deus, como fiquei apaixonada pelo livro ... Pelos personagens ... Pela forte carga emocional que inconscientemente ele nos transmite. Excelente mesmo.

Devorador de Livros disse...

Olá, Diana!
Depois de ter lido a opinião magnifica de Patricia e agora a tua também magnifica, estou cada vez mais desejoso de o ler!
Já acrescentei a tua opinião no meu blog ao lado de Patricia. :)
Um abraço!