quinta-feira, 21 de março de 2013

"Valentina - O Lado Obscuro do Desejo" (Evie Blake): OPINIÃO

Evie Blake é o pseudónimo de Noelle Harrison que foi convidada a escrever uma trilogia inspirada na icónica heroína de Guido Crepax sendo este "Valentina - O Lado Obscuro do Desejo" o primeiro volume desta trilogia erótica.

Neste primeiro volume deparamo-nos com as histórias fascinantes de duas mulheres: Valentina, uma fotógrafa de moda que vive em Milão e Belle (alter-ego de Ludwika Brzezinska) que vive um casamento infeliz e que decide viver secretamente a vida de uma cortesã.

"Valentina - O Lado Obscuro do Desejo" traz-nos um livro carregado de erotismo.

Quando Theo - "companheiro" de Valentina - parte numa viagem de negócios e lhe deixa um álbum de fotos antigas que contém uma série de negativos com uma mulher em pose eróticas, Valentina não entende o significado deste presente inesperado mas fica fascinada pelo mistério.

Entretanto e para apimentar ainda mais a sensualidade inerente a esta leitura, Valentina é convidada a fazer fotografias artísticas num clube onde as pessoas exploram o lado obscuro do desejo e dão asas às suas sexualidades, sendo que o leitor é levado a viajar pelos meandros do erotismo, da sensualidade e muito mais.

Por sua vez, ao acompanharmos Belle, somos levados a retroceder no tempo até uma Itália governada por Mussolini e a conhecer um tempo diferente, uma sociedade restrita e uma mulher presa num casamento sem amor.

Ao passo que Valentina nos dá a conhecer uma mulher que receia compromissos, consequência de uma relação tumultuosa com uma mãe com uma educação distorcida, Belle conhece o verdadeiro amor graças às suas vivências ardentes e exploradoras como cortesã.

Enquanto leitora senti que até sensivelmente metade do livro somos brindados essencialmente com uma carga de erotismo e sensualidade, sendo que a partir de certo momento em que percebo a ligação entre Valentina e Belle e o porquê de o livro estar narrado em capítulos diferentes por cada uma destas mulheres, começo a sentir o livro como mais emotivo e afectivo.

Enquanto leitora senti que depois de uma fase inicial de erotismo e exploração da sexualidade e da intimidade e muito graças a esta descoberta pessoal, há uma evolução e crescimento a nível das emoções e da afectividade, sendo que as personagens adquirem uma riqueza e profundidade cativantes.

"Valentina - O Lado Obscuro do Desejo" destaca-se sobretudo pelas suas personagens que nos são apresentadas em várias dimensões para além da física/íntima, nomeadamente a nível emocional, relacional e social.

A autora Evie Blake presenteia-nos com personagens que criam empatia com o leitor pelas suas vivências pessoais, ao mesmo tempo que o enredo suscita curiosidade no leitor e aguça a sua atenção.

A autora Evie Blake cativou-me sobretudo por abordar temáticas como, por exemplo, a dificuldade em assumir compromissos, a importância da infância na formação da pessoa adulta, os conflitos conjugais e matrimoniais e a violência doméstica.

A forma como a narrativa está organizada em capítulos dedicados a Valentina e a Belle que se vão intercalando levam o leitor a ir conhecendo de forma gradual estas duas personagens marcantes. 

A acção tem um ritmo próprio que vai conquistando o leitor sorrateiramente, ao mesmo tempo que o leva a embrenhar-se nas vidas de Valentina e Theo e Belle.

O lado humano das personagens e as suas vivências interiores foi o que mais me fascinou, não descurando que a envolvência erótica também contribuiu para despertar a minha curiosidade nesta leitura.

"Valentina - O Lado Obscuro do Desejo" apresenta-se-nos como o primeiro volume de uma trilogia erótica que promete conquistar os leitores, pelo que nos resta aguardar pela publicação dos restantes volumes sob a  chancela da Editorial Presença para podermos satisfazer a nossa curiosidade inata e ficar a saber mais sobre estas personagens e as suas vidas.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!


Sem comentários: