sábado, 6 de setembro de 2014

"Amor e Chocolate" (Dorothy Koomson): OPINIÃO!

A pouco e pouco fui adquirindo livros da autora Dorothy Koomson e eles foram ficando na estante por ler, até que a vontade de ler algo descontraído me levou a escolher "Amor e Chocolate" para ser a primeira leitura deste mês de Setembro. Quem já leu vários livros da autora refere que Dorothy Koomson tem outros títulos melhores e mais profundos, mas estava num momento em que precisava de ler algo leve e engraçado e a sinopse chamou a minha atenção, por isso este "Amor e Chocolate" foi o eleito para ser a minha estreia nesta autora e não me arrependi. O objectivo principal desta leitura foi cumprido: permitiu-me momentos de humor entre risos e sorrisos e, ao mesmo tempo, ofereceu-me um livro que, embora não sendo particularmente profundo, aborda temáticas duras e traz até ao leitor personagens humanas com backgrounds e vivências realistas.

Amber é directora executiva do Festival de Cinema da sua cidade Leeds. Jen é a sua melhor amiga e é professora primária. Amber e Jen forjaram uma amizade sólida desde os tempos de faculdade e, apesar de serem duas pessoas totalmente diferentes, as suas vivências familiares enquanto cresciam tornam-nas inseparáveis. Matt é o namorado de Jen e embora Amber não goste particularmente dele, mantém um relacionamento cordial por causa da sua amiga. Greg é o melhor amigo de Matt e entra no círculo de amizade de Jen e Amber precisamente por causa dessa amizade. 

E eis que nasce uma amizade intensa entre Amber e Greg que dura já há alguns anos até que chega um momento em que Greg percebe que sente algo mais profundo por Amber e, apesar das reticências iniciais de Amber começam a namorar. Só que Greg é um mulherengo assumido e Amber não sabe se ele será capaz de se dedicar fielmente a um compromisso sério. E, por outro lado, Amber tem um problema em embarcar em compromissos por causa de traumas familiares da sua infância/adolescência que a condicionam nas suas relações presentes e a levam a fugir antes que seja deixada ou magoada. É com este casal de protagonistas cheios de complexidades e especificidades que o leitor se depara e entra numa narrativa que se destaca pelo sentimento e pelo humor.

Dorothy Koomson oferece-nos uma história onde as personagens vão tendo um desenvolvimento gradual, se vão descobrindo através das relações que estabelecem e onde relações aparentemente tão sólidas são colocadas em causa, nomeadamente no caso de Amber e Jen.

A pouco e pouco acompanhamos uma narrativa que rouba ao leitor sorrisos e risos, através de frases e momentos que vibram de humor, ao mesmo tempo que nos embrenhamos num enredo que, embora possa parecer leve e descontraído, também consegue oferecer profundidade e complexidade.

A escrita de Dorothy Koomson é deliciosa e a "mania" de Amber atribuir um chocolate a cada pessoa mediante a sua personalidade acaba por divertir o leitor e provocar-lhe uma vontade imensa de ir comer chocolate. 

A forma como a autora traz até ao leitor a evolução do relacionamento amoroso entre Amber e Greg é cativante e ver personagens a revelarem aos poucos as suas fragilidades, medos e escudos de protecção torna a narrativa plena de significado. 

"Amor e Chocolate" é sem dúvida nenhuma um romance que cativa e agrada o leitor através de um enredo com sentimento, relações, emoções, anseios, crescimento e humor. O equilíbrio entre leveza e profundidade na narrativa confere um carácter doce à leitura e suscitam a curiosidade do leitor para ler outros títulos de Dorothy Koomson. Esta é uma autora que tentarei ler novamente em breve na ânsia de descobrir outros enredos, outras histórias e outras personagens humanas.

CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom!


Sem comentários: