domingo, 7 de agosto de 2011

"Ferney" (James Long): OPINIÃO!

Em "Ferney" temos uma história de amor como nenhuma outra, é o que nos diz a contracapa e após ter terminado esta leitura não poderia concordar mais.

"Ferney" centra-se em três personagens: Mike e Gally Martin e Ferney. Mike e Gally são um casal que decide procurar nova casa para morar e é durante esta procura por um novo lar que Gally é atraída por uma casa em Somerset onde a acção do livro irá decorrer.

É em Somerset que Gally vai conhecer Ferney, um camponês idoso, um personagem misterioso e interessante que parece saber tudo sobre a casa e sobre a própria Gally.

Gally e Ferney logo estabelecem uma forte ligação e nós leitores começamos a perguntar-nos como poderá Gally sentir-se atraída e tão fascinada por um homem idoso como Ferney.

E esta leitura de "Ferney" é precisamente a resposta a todas as questões que nós leitores nos colocamos: o que é que existe de tão magnético em Ferney para atrair Gally, porque sente Gally que existe algo que a liga a este homem idoso e que não conhece.

"Ferney" é uma história de amor como nenhuma outra porque existe um laço entre estes dois personagens que resistiu ao teste do tempo, que é mais profundo do que a vida e a morte.

É um romance ambicioso porque nos coloca perante a hipótese de existirem almas gémeas que, vida após vida, regressam e se reencontram e este "Ferney" é sobre este reencontro entre Gally e Ferney.

Vamos viajar por um amor em outras épocas, por memórias de Ferney e Gally noutros tempos, em muitos anos atrás onde noutra vidas já estiveram juntos.

E vamos, através desta leitura, acompanhar as dúvidas que esta situação coloca sobre Gally: será mesmo verdade o que Ferney conta?

Por outro lado, temos o marido de Gally - Martin - que se vê envolvido nesta situação perturbadora e vê as suas expectativas de ser feliz na nova casa a serem defraudadas por causa de um camponês idosos desconhecido que aparece na sua vida e na vida de Gally, a sua esposa.

É uma leitura intigrante pela temática que desenvolve. Sem dúvida um romance diferente do habitual. Uma viagem pela vida destas três personagens e pelos seus sentimentos, medos, culpas e dúvidas. Uma leitura que nos faz reflectir a nós leitores sobre se acreditamos que este tipo de amor intemporal existe ou não.

CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom!

Sem comentários: