quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Opinião da vencedora do Passatempo Presença "Miral"

Desta vez deixo aqui a opinião da vencedora do Passatempo Presença "Miral" - Susana Ferreira:

"Miral" de Rula Jebreal

"Um livro que relata a luta de um povo pela liberdade através de várias personagens e de pontos de vista diferentes sobre a forma de a alcançar.

A história é contada, fundamentalmente, à volta de duas personagens, Hind Husseini e Miral. Hind é uma mulher palestiniana, muito lutadora e persistente no que toca à concretização dos seus objectivos para acolher crianças abandonadas, algumas do massacre de Deir Yasin. Nunca baiixou os braços para a criação de um orfanato,Dar El-Tifel, onde pudesse acolher, ensinar e dar um rumo ao futuro dessas crianças. Miral, uma das crianças que foi deixada com a irmã mais nova, em Dar El-Tifel, pelo pai, após a morte da mãe Nádia. Apesar do pai ter deixado as duas filhas no orfanato, nunca deixou de seguir as suas vidas e nunca as abandonou, apenas fez o que seria melhor para elas em termos de educação e condições para crescer.

Miral torna-se numa rapariga revoltada contra as rivalidades entre os povos e, por isso, activa politicamente, participando em várias manifestações, algumas delas não pacíficas e contra a vontade de Hind.

De salientar também neste livro que, de acordo com a tradição árabe, não é bom para uma mulher viver sozinha com os filhos após a morte do marido. Por esse motivo tentam encontrar um homem que o substitua mesmo que isso implique abusos e arrogância sobre as filhas, temos o exemplo no livro de Salwa, a mãe de Nádia e avó de Miral.

Em conclusão, gostei da história pelo simples facto de, com ela, perceber um pouco a realidade por detrás da guerra e da luta do povo pelo seu ''bocadinho de terra'' que, deveria ser seu por direito.

Por outro lado, reparei que este livro já foi editado seguindo o novo acordo ortográfico ao qual me oponho e, portanto não utilizei nesta opinião.

Beijinhos e obrigada
Susana Ferreira"

Sem comentários: