terça-feira, 2 de agosto de 2011

"Teia de Cinzas" (Camilla Läckberg): OPINIÃO!

Tornei-me fã da autora Camilla Läckberg assim que li o primeiro livro dela "A princesa de gelo" e, a partir daí, comecei a prestar atenção sempre que saía novo livro.

Li também "Gritos do Passado" e agora durante as minhas férias chegou a vez de "Teia de Cinza".

Esta é a sinopse do livro:

"Outono em Fjällbacka. Um pescador que acabou de recolher os ovos de lagosta que lançara ao mar está em estado de choque. No deck do barco jaz agora à sua frente o corpo inerte de uma menina. Enquanto Erica Falk desespera no seu papel de mãe, Patrick Hedstrom é mais uma vez chamado a desvendar o mistério daquela morte que vai afectar de forma devastadora a vida de muita gente que lhe é próxima. E enquanto a investigação vai decorrendo, os mistérios continuam: que pasta negra era aquela que a menina tinha no estômago quando foi autopsiada? Quem atirou cinza para um bebé que ficara por um momento num carrinho à porta da loja onde a mãe tinha ido fazer compras? Que cinzas eram aquelas que atiraram à bebé do próprio Patrick Hedstrom? Perguntas a que só a investigação da competente equipa liderada por Patrick Hedstrom poderá responder."

Achei a sinopse super interessante e como as personagens Patrick e Erica ganharam um lugar especial no meu coração desde o 1º livro foi bom voltar a reencontrá-las.

Acho os livros desta autora viciantes!

Quando um pescador encontra acidentalmente o corpo de uma menina no mar o mistério começa e aqui temos a investigação ideal para Patrick Hedstrom.

O que inicialmente parece um infeliz acidente de afogamento depressa se revela um crime de homicídio e começa a corrida para descobrir o assassino.

Mas as coisas vão melhorando cada vez mais quando é encontrada uma pasta no estômago da menina: o que será aquilo?

E para complicar ainda mais as coisas a menina morta - Sara - era filha de Charlotte, amiga de Erika.

Logo aqui o caso torna-se ainda mais pesado pela ligação pessoal e de amizade entre Charlotte e Erica.

A um ritmo alucinante vamos lendo o livro e ficamos presos logo desde a primeira página.

Os acontecimentos sucedem-se. Ficamos a conhecer a família de Sara, os seus pais e irmão e os seus avós.

E quando a avó de Sara - Lilian - tenta atirar as culpas da morte da sua neta para cima do seu vizinho Kaj com quem tem uma relação conflituosa as coisas complicam ainda mais.

Desencadeiam-se acontecimentos estranhos: é atirada cinza para um bebé e também para a bebé de Patrick e Erica. Será que estes acontecimentos estão relacionados com a morte de Sara?

Só no final descobrimos o assassino. E só no final encaixamos todas as peças do puzzle e percebemos as motivações para o crime. E preparem-se porque este livro tem a capacidade de nos surpreender!

Devorei este livro em 4 dias apenas e tenho de salientar a capacidade de escrita da autora Camilla Läckberg que através de uma construção de personagens muito reais e interessantes e de uma sucessão de acontecimentos intensos nos conduz por uma leitura viciante e nos provoca uma expectativa crescente que atinge o climax no final do livro com a descoberta do assassino.

Para mim, as personagens estão escritas e desenvolvidas de tal forma que consegui sentir empatia e compaixão pelo sofrimento de Charlotte, mãe de Sara e sentir irritação com outras personagens como, por exemplo, Lilian - avó de Sara - que me conseguia tirar do sério.

Depois temos personagens extra, sendo que no final vamos perceber porque são parte essencial do mistério e mais não digo para não estragar a surpresa!

Só posso dizer mais uma coisa: leiam porque não se vão arrepender!

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!

4 comentários:

Catarina Salgueiro disse...

Terminei agora mesmo "Teia de Cinzas" e é muito, muito bom. Melhor do que a "Princesa do Gelo". Agora falta-me o do meio, "Gritos do Passado". Quem é que me pode dar conselhos de outros autores policiais excelentes? Devoro policiais desde a adolescência e acabo sempre por descobrir alguns por mero acaso. Alguém conhece Mo Hayder? Catarina H. S.

Diana Barbosa disse...

Olá Catarina

Também adorei "Teia de Cinzas".

Tens de ler "Gritos do Passado" que também é muito bom.

Quanto a sugestões de grandes policais vieste ao cantinho certo lol: tens de ler "Os pássaros da morte" da Mo Hayder que é simplesmente maravilhoso! Depois tens ainda "O Hipnotista" do Lars Kepler. Tens "Eu mato" do Donato Carrisi.

E se quiseres mais sugestões vê este link que são todos os livros policiais com a etiqueta "policial" que tenho lido e falado aqui no Refúgio:

http://refugio-dos-livros.blogspot.com/search/label/Policial

Beijoca

Diana

catarina disse...

Eu adoro a Camilla lackberg. Fiquei viciada e quando começo a ler não consigo parar. As personagens são maravilhosas e as historias cativantes.
Ela tem um novo livro, sai agora em julho! (ai, ai)

Hoje acabei de ler o livro "cinza e poeira" da YRSA SIGURDARDÒTTIR, também vale a pena.

Diana Barbosa disse...

Catarina também adoro Camilla :D

Já li "Cinza e Poeira" e também gostei muito :)