quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Novidade Bertrand!

Chega amanhã às livrarias a obra que consagrou Kurt Vonnegut, «um irónico profeta da desgraça.» segundo o The New York Times.

Numa mistura de factos reais (a experiência de Vonnegut em Dresden, na Segunda Guerra Mundial) com ficção científica (os habitantes do planeta Tralfamadore), "Matadouro Cinco ou A Cruzada das Crianças" relata a vida de Billy Pilgrim que, tal como o apelido indica, viaja no espaço e no tempo, visitando os vários acontecimentos da sua própria vida.


Bertrand Editora disponibiliza novamente aos leitores portugueses a obra que consagrou Kurt Vonnegut, publicado pela primeira vez em 1969.

«Um dos melhores livros em língua inglesa do século XX» revista Time
«Um irónico profeta da desgraça»
The New York Times

Matadouro Cinco
ou
A Cruzada das Crianças
Uma dança de serviço com a morte

Um germano-americano de quarta geração que agora vive em situação folgada em Cape Cod [e a fumar de mais] e que, na qualidade de batedor da infantaria americana Hors de Combat, quando prisioneiro de guerra, testemunhou o bombardeamento de Dresden, na Alemanha, «A Florença do Elba», há muito tempo, e sobreviveu para contar a história. Este romance é contado um pouco à maneira esquizofrénica e telegráfica das histórias do planeta Tralfamadore, de onde vêm os discos voadores.
Paz.

«Escutem:
Billy Pilgrim tornou-se volúvel no tempo.»


Assim começa uma mistura de criação com factos reais, onde a ficção contemporânea e a ficção científica se unem para dar origem a uma das obras literárias mais influentes do século XX. Deste livro fazem parte a experiência pessoal de Vonnegut na Segunda Guerra Mundial, mas também os habitantes de um planeta extraterrestre chamado Tralfamadore, que mostram ao personagem principal, Billy Pilgrim, o sentido da vida.
Billy Pilgrim (=peregrino) viaja no tempo e no espaço; detém-se em diversos momentos da sua vida, incluindo na sua demorada visita ao planeta Tralfamadore, onde é exibido, juntamente com uma estrela de filmes pornográficos, num jardim zoológico, e na sua experiência na Segunda Guerra Mundial, onde (à semelhança do próprio Vonnegut) é feito prisioneiro de guerra e assiste à destruição de Dresden.

Billy Pilgrim, personagem central desta história, foi inspirado no companheiro de armas de Vonnegut, Edward Crone R. Jr. e tem uma página própria na Wikipedia. A história foi adaptada ao grande ecrã em 1972.


Sobre o autor:

Kurt Vonnegut nasceu em Indianapolis a 11 de Novembro de 1922 e morreu a 11 de Abril de 2007. Licenciou-se em Química e alistou-se no exército americano, com o qual combateu na Segunda Guerra Mundial. Foi feito prisioneiro e presenciou o bombardeamento de Dresden. Após a guerra, formou-se em Antropologia. É autor de vários romances, ensaios e peças de teatro, e é um dos autores mais influentes das letras contemporâneas.


Chancela: Bertrand Editora Género: Ficção Tradução de Rosa Amorim
Nº de páginas: 200 PVP: 17,50€ Nas livrarias a 12 de Agosto

Sem comentários: