domingo, 14 de agosto de 2011

"O Monte dos Vendavais" (Emily Brontë): OPINIÃO!

Desde que comprei "Jane Eyre" de Charlotte Brontë na Colecção de Clássicos da Literatura das Edições Book.it fiquei com vontade de ler mais Clássicos desta colecção que, na minha opinião, tem capas muito lindas e o preço é muito apetitoso.

Assim, quando chegou a Feira do Livro do Porto e vi que havia um stand da Book.it nos Aliados aproveitei logo para comprar "O Monte dos Vendavais" de Emily Brontë já que tinha ouvido rasgados elogios a este livro.

Tendo em conta que o tema para o desafio de Agosto era: "Livro com acção anterior ao século XX ou anterior ao ano 2000" decidi escolher este livro para ser a minha primeira leitura de Agosto. Aproveitando que estabeleci como novo desafio a partir de Agosto com a Estefânia do blogue Uma Biblioteca Aberta ler pelo menos 1 livro que tenha sido comprado na feira do livro (feira do livro de qualquer ano....já que eu pelo menos ainda tenho livros da Feira do Livro do Porto de 2010 por ler...), ao ler "O Monte dos Vendavais" cumpria logo os 2 desafios de Agosto por isso a escolha recaiu sobre este livro!

Iniciei a leitura deste livro de Emily Brontë com grandes expectativas pelo facto de ter lido a obra da sua irmã Charlotte Brontë e ter adorado. Assim, foi com grande curiosidade que quis perceber se Emily escrevia tão bem quanto Charlotte.

Assim embrenhei-me na história da família Earnshaw e, aos poucos, fui conhecendo as personagens deste livro, as suas relações, os seus ódios e amores.

Quando Mr. Earnshaw regressa de Londres e traz consigo um menino que adoptara - Heathcliff - os filhos biológicos de Mr. Earnshaw (Catherine e Hindley) vão reagir mal a este novo irmão.

Contudo, o tempo vai passando e Catherine e Heathcliff tornam-se amigos e apaixonam-se.

No entanto, Hindley continua a sentir uma profunda mágoa pelo seu pai dedicar tanto afecto ao filho adoptivo e ostraciza o seu irmão Heathcliff.

Quando Mr. Earnshaw morre é o seu filho Hindley que assume o papel de chefe de família, enquanto que a sua irmã Catherine, ambicionando ascender socialmente acaba por casar com o jovem Edgar Linton.

Sentindo-se rejeitado, Heathcliff foge do Monte dos Vendavais e durante anos ninguém sabe do paradeiro dele...até que passados anos ele regressa, rico e cheio de sede de vingança.

O facto de existir Mr. Earnshaw (pai) e Mr. Earnshaw (Hindley - filho) confundiu-me um pouco no início da leitura até conseguir detectar quem era o narrador desta história e começar a conhecer as personagens.

Os casamentos entre famílias, a adopção do apelido do marido e depois os casamentos dos filhos descendentes da família inicial também me confundiu um bocadito mas superado esse obstáculo fiz a leitura com relativa facilidade.

Neste "O Monte dos Vendavais" posso dizer que, na minha opinião, encontrei dois sentimentos: um amor juvenil e puro entre a adolescente Catherine e Heathcliff que, na idade adulta e, após o regresso inesperado de Heathcliff, se manifestou como uma obsessão severa e, principalmente, uma necessidade de vingança profunda.

Sendo Catherine agora casada com Edgar Linton, Heathcliff apenas veio desestabilizar o equilíbrio que o casal tinha alcançado, embora considere que o sentimento de Edgar pela esposa era muito mais real e profundo, que o sentido por parte de Catherine em relação ao marido.

Com este regresso vamos conhecer uma Catherine alterada e entrar numa leitura acelerada, profunda e por vezes violenta.

A história em si, as personagens, os acontecimentos e a escrita levam-me a compreender porque é que inicialmente a crítica não foi muito efusiva em relação a esta obra, consedirando-o estranho, confuso, improvável, ambíguo, excessivamente apaixonado e violento.

Embora eu considera que, efectivamente, se trata de uma obra com uma história dura e por vezes violenta, não deixa de ser um clássico da literatura universal, que pela força das palavras, pela raiva das personagens, pela descrição dos cenários e dos sentimentos, nos leva a perspectivar de uma forma clara como um amor inocente se pode tornar numa possessão, numa obsessão e numa sede de vingança.

Não se tratando de uma história de amor banal, daquelas que lemos em tantos outros livros, é uma leitura que aconselho: forte, intensa e que não deixa o leitor indiferente.

Empatizei com algumas personagens, entristeci-me com certas situações, enchi-me de resolta durante algumas passagens pelos actos frios de Heathcliff e como tal tenho de reconhecer a capacidade que Emily Brontë tem por conseguir despertar sentimentos e reacções em nós leitores.

Agora comparando as obras das irmãs Brontë: a obra de Emily Brontë é directa, dura, capaz de gerar sentimentos. Não nos leva para uma história de amor delicada. Por sua vez, a sua irmã Charlotte em "Jane Eyre" leva-nos por uma história contada em discurso directo pela própria protagonista, de forma fluída, calma e serena. Também ela nos desperta sentimentos, mas estes sentimentos são de compaixão, simpatia, empatia. É uma escrita mais doce aquela que acompanha uma história de amor onde torcemos pela felicidade dos personagens.

Dizer qual das obras gostei mais é uma apreciação deveras subjectiva. Um leitor que preferir uma obra sem romantizações, directa e crua apreciará com mais efusividade "O Monte dos Vendavais", enquanto que um leitor mais sereno e romântico ficará deliciado com "Jane Eyre".

A mim "Jane Eyre" tocou-me mais no coração: a história contada em discurso directo, a fluidez dos acontecimentos, o nascimento de um sentimento conquistaram-me aquando dessa leitura.

Mas isso não significa que não gostei d' "O Monte dos Vendavais"! Pelo contrário! Gostei imenso e fiquei impressionada quando ao ler o livro dava por mim a ficar irritada ao ler certas passagens. Esta capacidade da autora em despertar sentimentos nos seus leitores é absolutamente extraordinária!

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!

30 comentários:

Filipa disse...

Gostei muito da tua opinião e eu também adorei este livro!

Jojo disse...

É um livro fabuloso mas, como enfatizas na tua opinião (e muito bem!) deixa o leitor desconcertado. Não sabe se deve repreender Heathcliff ou se compreendê-lo!

Uma opinião excelente como sempre Diana!

Diana Barbosa disse...

Obrigado pelos vossos comentários! :)

Fico super contente de saber que já leram esta obra e que concordam com os aspectos que salientei na minha opinião :D

nitapt disse...

Excelente opinião! Quem de dera escrever tão bem como tu =)
O meu ainda está na estante para ler, mas quero ver se até ao fim do ano trato disso!
Ana

Diana Barbosa disse...

Com certeza que também escreves muito bem Ana :) e toca a ler este Clássico eh eh

Mira disse...

Ai Di, tou na desgraça com tanta coisa boa pa ler, e este é um deles :P Tenho ali uns clássicos da Book.it para ler, mas ñ sei qusndo. Espero que em breve pegue neles :) Não li a tua opinião toda (dsc mas só leio o início e fim das opiniões para não "estragar" a surpresa qd os ler) mas gostei do que li :) Continua com o bom trabalho ;)
Bjocas e boa semaninha :)

Diana Barbosa disse...

Mirita como eu te entendo lol. Olho para as estantes e é só livros bons para ler. Que Clássicos da book.it tu tens? Os preços deles são tão bons que apetece comprar todos lol.

Essa técnica de só leres o início e o fim da opinião não conhecia lol. Mas podias ler que não desvendo mais do que já diz na sinopse e falo essencialmente da dureza da história e dos sentimentos que me despertou :).

beijocas e grande semana pa ti :p

Sandra disse...

Diana gostei muito da opinião e concordo com tudo o que dizes! :)
Adoro este livro! Ainda bem que gostas-te.
Beijinho

Diana Barbosa disse...

Obrigado pelo comentário Sandra :)

Gostei imenso deste livro.

Aceitam-se sugestões de outros Clássicos para eu ler :D

Beijinho

Landa disse...

Também eu posso dizer que gostei muito deste livro apesar de haver muita coisa de que já não me lembro pois já o li à alguns anos. Estou a pensar numa releitura. Para além destes dois clássicos existe outro que também gostei muito, o Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Não sei se já o leste.

Boas leituras!

Diana Barbosa disse...

Landa ainda não li Orgulho e Preconceito mas fica a sugestão apontada :D

macy disse...

Concordo inteiramente com a tua opinião Diana. Já li este livro há alguns anos e acho que um dia destes vou reler!
Eu gosto mais da Emily, a Charlotte é mais romântica e eu prefiro a escrita mais crua, mais dura.

Diana Barbosa disse...

Por isso disse que a preferência por uma das escritas das irmãs é subjectiva e depende do leitor :)

Mas são 2 grandes obras Macy :p

Carla disse...

Olá Diana

Li este livro faz muito pouco tempo e devo dizer que é um clássico maravilhoso. Agora quero ver se leio Jane Austen "Orgulho e preconceito".
Boa leitura!

Marco Caetano disse...

Diana,

Também gostei imenso desta obra.
Acho que a personagem de Heathcliff está construida de forma sublime!
Quanto ao Jane Eyre, é mais um que espera por vez na minha estante!

Já agora aproveito para dar a minha opinião sobre os book.it!
Os livros de bolso, parece-me que possuem um único factor apelativo: o preço!
Detesto ler livros com letras pequenas e condensadas!
Mas é por isso que há muita oferta, gostos não se discutem! :)

Continuação de boas letras...

Diana Barbosa disse...

Marco os livros da book.it não são de bolso. São livros de tamanho normal com uma letra normal que se lêm muito bem. Tens de ver os livros da book.it por ti e vais ver que nada tem a ver com os livros de bolso.

Marco Caetano disse...

Prometo que vou prestar mais atenção na minha próxima visita à book.it! :)

Diana Barbosa disse...

Fazes bem Marco porque os livros da book.it não têm mesmo nada a ver com os livros de bolso :)

Mira disse...

Nunca mais te respondi :S desnaturada :P

da book.it tenho este, Madame Bovary, Jane Eyre, Sensibilidade e Bom Senso, A Abadia de Northanger, e estou à espera que me telefonem qd tiverem disponível o Persuasão :P

São tão lindos estes meninos :P

eh eh. qd vejo opiniões grandes faço isso - início e fim. podem nem desvendar nada, como tu dizes, mas como tb só leio a sinopse qd vem o livrinho pa casa, e dps qd o vou ler, ñ faço ideia do q revelam as opiniões :P sou mt despistada e esquecida loooooooool

Diana Barbosa disse...

Já me falaram muito bem de Madame Bovary mas no outro dia não tinha no Continente aqui perto de casa e como ando a tentar controlar as compras é mais um para uma compra futura lol

Se é a técnica que usas e resulta para ti isso é que interessa :D

Rita disse...

Adquiri esta obra este mês, por sugestão de várias pessoas. Vejo que também tu adoraste o livro, por isso espero conseguir lê-lo o mais tardar, até porque estou mesmo a acabar o Jane Eyre, do qual estou a gostar bastante. :)

Beijinhos e boas leituras.

Diana Barbosa disse...

lê sim Rita porque vale a pena :)

Eu adorei "Jane Eyre" achei lindo!

Beijinhos e boas leituras :D

nitapt disse...

Fiquei muito decepcionada com este livro! Bem sei que é um grande Clássico da Literatura, mas não me consegui cativar nem um bocadinho. Achei a história muito forçada e dramática, e as personagens muito rancorosas, cheias de ódio e amargura que só se sabiam fazer infelizes uns aos outros.

Tenho a certeza de que vou gostar mais de Jane Eyre, já que gosto indubitavelmente mais de romances "românticos".

Contudo, obrigada pela excelente opinião Diana, pois foi através dela que finalmente me decidi a ler esta obra. Posso não ter gostado muito mas ao menos posso falar com conhecimento de causa.

Acho que se fosse uma obra para estudar na escola era capaz de a entender melhor, assim... Ficou apenas um sentimento amargo...

Ana

Diana Barbosa disse...

Que pena que sentiste isso nitapt mas as leituras são mesmo assim e as apreciações são sempre subjectivas.

Espero que gostes então de "Jane Eyre" :)

Anónimo disse...

Adorei o livro monte dos vendavais! Comprei-o em setembro (mas nao foi da book.it) pois tinha lido nas ferias a saga twilight que falava dele e adorei! Há pouco tempo descobri os classicos da literatura universal e comprei o shirley da charlotte bronte, bel-ami, abadia de northanger e emma de jane austen! Ainda so li o bel-ami, abadia de northanger e emma mas adorei completamente estou anciosa por ler o resto e comprar orgulho e preconceito que a minha mae leio quando era mais nova e adorou e eu vi o filme: é lindo até chorei; mas nao o encontro à venda! Obrigada por fazer este site! Gostei muito e continua. BJS

Diana Barbosa disse...

Anónimo antes de mais obrigado pelas tuas palavras :)

Também gostei bastante do livro "O monte dos vendavais" :).

Dos Clássicos da book.it ainda só li "O monte dos vendavais" e "Jane Eyre" mas já tenho aqui em casa vários para ler: Emma, Persuasão, Bel-Ami, Sensibilidade e Bom Senso entre outros :)

Também estou como tu: quero Orgulho e Preconceito da book.it mas não encontro...parece que anda esgotado.

Beijinhos e boas leituras

Annaa disse...

Olá! Obrigada pela opiniao tambem ja li jane eyre e monte dos vendavais e adorei! O livro orgulho e preconceito é lindo!! Há no norteshopping. Tambem tive dificuldades em encontra-lo. Tb ja li Bel-ami, Emma, abadia de northanger, etc. Gostei muito agora estou a ler Shirley da Charlotte mas sinceramente gostei mais de Jane Eyre. Estou a procura do livro persuasao e sensibilidade e bom senso mas nao encontro :$ Quando acabar shirley vou ler a feira das vaidades. Bjs continua assim

Diana Barbosa disse...

Olá Annaa já leste bastantes clássicos :).

Por acaso já tenho "Persuasão" e "Sensibilidade e Bom Senso" :)

Tens de os procurar não só nas lojas book.it perto de ti(Maia, Rio Tinto, Valongo) como nos Continentes e Wortens :)

Anónimo disse...

Olá, li recentemente este livro e gostei bastante!
Não se sabem mas esta obra foi adaptada para o cinema em 1992, 2009 e 2011. Posso dizer que gostei bastante do filme de 2009 :D

http://www.imdb.com/title/tt0104181/
http://www.imdb.com/title/tt1238834/
http://www.imdb.com/title/tt1181614/

Daniela

Diana Barbosa disse...

Um dia tenho de ver o filme :)