quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

"Longe do meu coração" (Júlio Magalhães): OPINIÃO!

"Longe do meu coração" foi a minha estreia com o autor Júlio Magalhães e este livro, através de uma escrita simples, remete-nos para o drama da emigração portuguesa para França nos anos 60.

Conduzidos pela personagem de Joaquim, um jovem habitante de uma pequena aldeia com sonhos e vontade de uma vida melhor, vamos embarcar numa história que concilia as dores de um emigrante e o romance entre um português e uma francesa.

Através de uma escrita simples e directa, o autor Júlio Magalhães traça um retrato realista no que toca aos perigos inerentes à emigração de Portugal para França nos anos 60: muitos tentavam dar o salto para França na clandestinidade e viam o seu sonho ser interrompido ao serem descobertos ou ao encontrar a própria morte pelo caminho.

Na sua narrativa directa, o autor Júlio Magalhães conta-nos as inúmeras dificuldades que Joaquim viveu ao dar o salto para França.

Joaquim parte de Portugal com o sonho de alcançar uma vida melhor e repleto de expectativas de encontrar melhores condições em França e chegado ao seu destino depara-se com um cenário completamente diferente: os emigrantes portugueses, para conseguirem juntar dinheiro para enviar para as suas famílias em Portugal e para conseguir amealhar para um dia construírem uma vida melhor no país que os viu nascer, têm de viver em condições miseráveis em França e têm de se submeter a horas e horas de trabalho árduo e intenso.

À parte desta retrato realista e sem floreados, o autor leva-nos para a história de amor que nasce e floresce entre o humilde emigrante português Joaquim e a elegante professora francesa Françoise e põe a nu os preconceitos existentes devido às diferenças entre classes sociais.

"Longe do meu coração" do autor Júlio Magalhães, através de uma narrativa fluída e de uma escrita simples traz-nos personagens reais com as quais o leitor se identifica com facilidade e transmite clara e fielmente as dificuldades decorrentes da emigração nos anos 60.

Simultaneamente, o autor conta-nos uma história de amor marcada desde o início pela diferença de classes sociais e pelo preconceito.

Em suma, "Longe do meu coração" é um livro que cativa pela simplicidade e pelo retrato humano que traduz uma época complexa.

CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom!


Sem comentários: