Eu devo pertencer àquele pequeno grupo que nunca leu J. K. Rowling. Sim, eu vi alguns filmes da Série Harry Potter mas uma coisa é ver os filmes e outra é entrar em contacto com a escrita da autora.
Por isso parti para a leitura de "Uma Morte Súbita" não só com expectativa, mas também com uma mente aberta por não ter outros livros como ponto de comparação o que considero uma vantagem.
Sendo "Uma Morte Súbita" o primeiro romance para adultos da autora iniciei esta leitura com curiosidade.
A sinopse deixa qualquer leitor com expectativa não sendo eu excepção e assim que iniciei a leitura apercebi-me que a escrita da autora me cativava.
J. K. Rowling dá-nos a conhecer Pagford, uma comunidade inglesa que fica abalada com a morte repentina de Barry Fairbrother, membro da Assembleia Comunitária.
Este acontecimento inesperado abala Pagford e dá início a uma acção repleta de conflitos e tensões.
Através de uma escrita directa, sem floreados e por vezes dura, a autora leva-nos a conhecer várias personagens complexas e marcantes.
Mais do que um livro repleto de acção capaz de arrancar exclamações de espanto ao leitor, este é um romance onde a sua riqueza reside nas personagens, nos seus segredos, nos seus medos, nos seus mundos interiores, nos seus comportamentos e nas suas relações.
Com brilhantismo a autora J. K. Rowling traça a realidade de uma comunidade onde todos se conhecem e onde todos escondem algo.
A forma como a autora nos transporta para Pagford através das suas personagens faz com que o leitor empatize com certos habitantes e antipatize com outros, ao mesmo tempo que vivencia, de forma realista, a maledicência e a mentalidade tacanha característica de uma comunidade muito centrada e fechada sobre si.
A morte de Barry Fairbrother despoleta guerras em torno do lugar que ocupava e que ficou vago na Assembleia Comunitária, sendo que este acontecimento leva o leitor numa espiral de conflitos.
Em "Uma Morte Súbita", a autora J. K. Rowling brinda-nos com uma narrativa marcada pelos conflitos e tensões entre casais, famílias, pais e filhos e vizinhos.
"Uma Morte Súbita" é um romance carregado de temas intensos que conferem ao livro uma riqueza incrível. A autora J. K. Rowling leva-nos a viajar por problemáticas como a droga, o adultério, o bullying, os conflitos conjugais, as dinâmicas entre pais e filhos, ao mesmo tempo que nos contempla com temáticas como a amizade, a sexualidade, a adolescência, a pressão familiar e a gestão de expectativas.
A narrativa da autora J. K. Rowling cativa e prende pela riqueza ao nível comportamental das suas personagens e pelas temáticas, problemáticas e dinâmicas relacionais conflituosas e distorcidas abordadas, ao passo que a escrita fria, um pouco negra, directa e com laivos de humor surpreende o leitor.
Para mim que nunca tinha lido J. K. Rowling foi uma estreia em grande que superou as minhas expectativas e me deixou com vontade de ler próximos livros que a autora escreva.
A meu ver "Uma Morte Súbita" é uma aposta da Editorial Presença mais do que bem sucedida que não deixará os fãs de J. K. Rowling indiferentes!
CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!
2 comentários:
Olá Diana, tenho aos poucos, estado a ler as primeiras opiniões de "Uma Morte Súbita" que começam agora a aparecer, a tua é a mais optimista que li... as anteriores não foram muito favoráveis. Tenho alguma expectativa, sim em relação a este livro. Ao contrário de ti, tenho como referência a Saga Harry Potter, mas sei de ante-mão que este livro se destina a um público diferente.
Gostei bastante de ler a tua opinião. Boas Festas, Boas Leituras.
Olá Nuno,
Já reparei que este livro não reúne consenso mas as leituras são mesmo assim...uns gostam e outros não.
Tendo em conta a minha formação académica eu aprecio leituras que tenham várias personagens com personalidades e problemáticas diferentes e talvez por isso tenha gostado tanto da leitura.
Depois se leres o livro diz-me o que achaste.
Boas Festas e boas leituras.
Enviar um comentário