terça-feira, 25 de junho de 2013

"Estarás Sempre Comigo" (Anna McPartlin): OPINIÃO!

"Estarás Sempre Comigo" da autora Anna McPartlin foi-me oferecido e foi-me altamente recomendado e, no entanto, esteve alguns meses na estante até que este mês decidi pegar nele e lê-lo e finda a leitura constatei que já devia ter lido este livro há mais tempo, mas quando as leituras são mais que muitas, há sempre algumas preciosidades que ficam em stand-by mais tempo do que deviam.

Anteriormente tinha lido "Sempre que dizemos adeus" da autora e, como tal, desconfiava que ia gostar deste "Estarás Sempre Comigo", mas mais do que ter gostado posso dizer que adorei, pois Anna McPartlin brinda-nos com um livro vincadamente emocional que nos coloca perante uma perda inesperada, dolorosa e de um sofrimento aparentemente inesgotável, ao dar-nos a conhecer a história de Emma que perde o seu namorado de infância - John num terrível acidente.

E tendo em conta esta premissa poderíamos pensar que "Estarás Sempre Comigo" iria ser um livro somente triste, mas a verdade é que a autora Anna McPartlin, além de captar de forma brilhante a dor de uma perda, consegue simultaneamente, presentear o seu leitor com uma narrativa repleta de amizade, esperança e, acima de tudo, de um ensinamento extraordinário: a perda de alguém que amamos reveste-se de grande dor, mas a mesma perda acarreta mudanças que trazem oportunidades maravilhosas para novos sentimentos, novas relações, novas descobertas e uma nova vida.

Através de uma narrativa cheia de emoção e sentimento e de uma escrita envolvente, a autora Anna McPartlin oferece-nos um livro carregado de personagens reais, humanas e tocantes que, por serem próximas de Emma e John, também vão vivenciar esta perda, cada uma à sua maneira.

Em "Estarás Sempre Comigo" transparece, de forma inequívoca, a amizade que rodeia Emma e, tal grupo de apoio, vai ser essencial para Emma conseguir enfrentar a sua perda e seguir com a sua vida, nunca deixando de amar John, nem largando as recordações de um amor forte e duradouro. 

Não obstante, a narrativa de "Estarás Sempre Comigo" girar em torno de Emma, a autora Anna McPartlin traz-nos ainda outras personagens que lutam contra os seus próprios problemas e dilemas, nomeadamente: Clodagh que sente dificuldade em manter uma relação emocional por muito tempo mas que acaba por ver a sua vida sofrer uma reviravolta feliz; Anne e Richard que enfrentam os problemas decorrentes de um casamento onde as vontades de um e de outro são díspares; Noel, o irmão de Emma que é padre católico e que questiona a sua própria fé e Séan, o conquistador do grupo que se debate com a crescente ligação que sente por Emma.

"Estarás Sempre Comigo" envolve o leitor desde a primeira página, através de uma narrativa repleta de riqueza ao nível das personagens, dos sentimentos e das relações, ao mesmo tempo que a acção nos leva numa viagem emocional marcada pela mudança, auto-descoberta e auto-conhecimento. 

A escrita da autora Anna McPartlin consegue equilibrar de forma soberba e inteligente, a dor da perda com as pequenas, novas e graduais felicidades que a vida nos oferece, ao mesmo tempo que nos dá momentos de humor, que conferem uma leveza refrescante à leitura. 

Em suma, "Estarás Sempre Comigo" da autora Anna McPartlin foi um livro que conseguiu, por um lado, emocionar-me e fazer-me reflectir sobre a perda e a dor subjacente e, por outro, conseguiu fazer-me sorrir com as mudanças boas que a vida nos oferece e até arrancar-me risos com algumas passagens repletas de um humor muito divertido.

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!


Sem comentários: