domingo, 10 de julho de 2011

"Os crimes do ABC" (Agatha Christie): OPINIÃO

Este ano de 2011, a autora Agatha Christie começou a fazer parte das minhas leitura a partir do momento em que li um livro seu ("Anúncio de um crime") e fiquei fã.

Por estes dias de Junho, com feriados e pontes e idas à praia decidi escolher um livro pequeno para me acompanhar na praia e o escolhido foi "Os crimes do ABC" que a Teresa me ofereceu (obrigado amiga!).

Este livro é com o famoso Poirot e claro está que não me desiludiu.

Com a seguinte sinopse fiquei logo curiosa:

"Um assassino em série anda à solta e está decidido a matar de acordo com as letras do alfabeto. Em jeito de assinatura, ele deixa junto ao corpo de cada vítima um exemplar do ABC - um guia dos caminhos-de-ferro, aberto no nome da cidade em que o crime foi cometido. Tendo começado em Andover para facilmente se deslocar para Bexhill e depois Churston, tudo indica que o assassino vai conseguir chegar ao fim do alfabeto. Mas a vaidade leva-o a desafiar Hercule Poirot, e esse é um erro pelo qual vai pagar muito caro..."


Vamos embrenhar-nos neste mistério através da narrativa do Capitão Hastings - amigo pessoal de Poirot.

Quando Poirot recebe a primeira carta a anunciar que algo se vai passar no dia x do mês y em tal sítio, o Capitão Hastings desvaloriza a situação atribuindo-a a um louco qualquer, enquanto que Poirot desconfia logo, a partir desse momento, que algo de grave e contínuo irá acontecer.

E é esta carta anónima endereçada a Poirot que vai dar início a mais um mistério que nos prende e desperta curiosidade de início até ao fim.

É um livro com mortes: mortes que acontecem segundo ordem alfabética. Morre uma pessoa com o nome iniciado por A, numa localidade também ela com letra A e onde o assassino deixa um mapa dos caminhos-de-ferro aberto na cidade onde o crime é cometido.

E depois o que acontece? Aparece a 2ª carta com mais pistas para o segundo crime: vítima com letra B, na localidade com letra B e o mapa dos caminhos-de-ferro deixado aberto na cidade do crime junto ao corpo.

Pois é: se tivesse que descrever este livro diria que o assassino em série faz "gato sapato" de Poirot, de Hastings e dos restantes polícias envolvidos neste caso.

Com as cartas anónimas que envia parece estar a dar um avanço aos polícias mas depois vai-se a ver e voltou a matar e a confundir todos que o querem ver capturado e preso.

Depois temos uma misteriosa personagem cuja nome tem as iniciais de ABC e isso deixa-nos atentos, a pensar se não será ele o criminoso.

E eis que acontece o 3º crime e mais outros e quando o assassino comete um erro, a polícia acredita estar mais próximo de o apanhar finalmente e acabar com esta sequência de crimes antes que o assassino mate de A a Z.

Mais um bom livro da autora Agatha Christie com os ingredientes necessários para nos surpreender com uma leitura cheia de mistério, suspense e curiosidade.

E, como é óbvio, nem tudo o que parece é realmente e somos surpreendidos mesmo na recta final quando Poirot consegue desvendar o mistério e descobrir o verdadeiro assassino!

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

1 comentário:

macy disse...

Que bom que tu gostaste Diana!!!
Já li há tantos anos...
Teresa