segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"Tudo Se Perdoa Por Amor" (Patricia Scanlan): OPINIÃO!

Em "Tudo Se Perdoa Por Amor" entramos num universo de personagens onde laços familiares se cruzam e onde o leitor assiste a um desenrolar de relações intensas.

Neste livro, a autora Patricia Scanlan faz-nos viver a fase conturbada do noivado do jovem casal Bryan Kinsella e Debbie Adams e, posteriormente, a cerimónia de casamento.

Debbie é filha de Connie e Barry e agora que está prestes a casar-se vive uma situação complexa: o ter de convidar o seu pai para o seu casamento, pai este que a abandonou a ela e à sua mãe quando Debbie era uma criança, sendo que agora Barry tem uma família nova com a sua esposa Aimee e filha adolescente Melissa que também devem ser convidadas por educação para o seu casamento.

É com este cenário de fundo que a autora vai dar a conhecer ao leitor uma história marcada por sentimentos e emoções. 

É com mestria que Patricia Scanlan nos faz experienciar inúmeras emoções e relações num só livro: temos Bryan e Debbie a viver uma fase importante das suas vidas com todos os receios e expectativas inerentes, temos uma jovem prestes a casar a tentar lidar com um sentimento profundo de abandono em relação ao seu pai e um sentimento de ciúme em relação à sua nova família, ao mesmo tempo que se vê sob a pressão no contexto laboral.

A aliar a isto temos a mãe da noiva - Connie Adams - a tentar relacionar-se com o seu ex-marido Barry e respectiva família na tentativa de que este casamento decorra sem incidentes.

"Tudo Se Perdoa Por Amor" é sem dúvida um livro repleto de teias familiares que nos dá uma visão fascinante sobre as várias dinâmicas relacionais que se vão estabelecendo.

O enredo de "Tudo Se Perdoa Por Amor" é rico e complexo por nos trazer várias personagens e relações. No entanto, a autora consegue trazer-nos essa complexidade de relações familiares através de uma narrativa  fluída, o que faz com que o leitor consiga embrenhar-se na história de forma fácil e cativante.

As personagens e os conflitos relacionais que vivem entre si conferem a esta leitura uma humanidade intensa e muito realista.

É com extrema facilidade que o leitor dá por si a constatar que na sua vida quotidiana conhece alguém muito parecido com determinada personagem.

Considero que a autora Patricia Scanlan conseguiu brindar-nos com um livro muito humano onde além dos conflitos e sentimentos de abandono, também sobressai a capacidade de perdoarmos, o que nos acaba por proporcionar um olhar mais positivo sobre a vida e uma nova maneira inesperada de nos relacionarmos com pessoas que no passado nos marcaram de forma mais negativa.

"Tudo Se Perdoa Por Amor" é um livro que tem a sua continuação em "Felizes Para Sempre" onde as personagens Bryan e Debbie se vão deparar com o que é vida real enquanto casados.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!


2 comentários:

Maria João disse...

Boa noite Diana,

também gostei muito deste livro e já tenho o segundo na lista de livros a ler! ;-)

O meu comentário: http://abibliotecadajoao.blogspot.pt/search/label/Patricia%20Scanlan

Boas leituras!

Diana Barbosa disse...

Maria João vou espreitar a tua crítica :)

Lê o 2º que também vais gostar!